Existe muita polêmica acerca da forma correta da expressão. Contudo, as duas expressões estão corretas, existindo no português. Segundo uma perspectiva normativa da gramática, a preposição a deverá ser utilizada com verbos dinâmicos que transmitem uma noção de movimento e a preposição em deverá ser utilizada com verbos estáticos, que não transmitem uma noção de movimento. Segundo uma perspectiva mais dinâmica da língua, a expressão a domicílio é a mais usada pelos falantes, sendo a mais correta também na norma padrão do português europeu.
Das várias expressões existentes, as expressões entrega a domicílio e entrega em domicílio são as mais debatidas pelos estudiosos da língua sobre a correta preposição a ser utilizada. Os seguidores da gramática normativa defendem que o correto é entrega em domicílio, visto se tratar de um verbo estático e por paralelismo estabelecido com a expressão entrega em casa.
Assim, segundo a gramática normativa, privilegia-se o uso da preposição a com verbos que indicam movimento, como: enviar, levar, ir, conduzir, trazer, dirigir-se, entre outros. Tal como se privilegia o uso da preposição em com verbos que não indicam movimento, como: entregar, dar, cortar, fazer, entre outros.
Exemplos:
Vamos entregar em domicílio. (verbo estático)
Atendemos os clientes em domicílio. (verbo estático)
Damos aulas particulares em domicílio. (verbo estático)
Levamos a encomenda a domicílio. (verbo dinâmico)
Vamos a domicílio realizar os orçamentos. (verbo dinâmico)
Contudo, esta perspectiva é contraposta por gramáticos que defendem a expressão entrega a domicílio, visto o verbo entregar possuir um sentido dinâmico e não um sentido estático e a preposição a também assumir o sentido de em, além de ser a expressão privilegiada pelo uso.
Exemplo:
Vamos entregar a domicílio
Nenhum comentário:
Postar um comentário